COMPRE AGORA EM ATÉ 3 VEZES SEM JUROS NO BOLETO OU NO CARTÃO

MENU

NEEM INDIANO



Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu género botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia.

Também conhecida como Nim ou Amargosa, é uma árvore "multiuso" ou "pau para toda a obra", já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas.

Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo. No Brasil seus estudos ja apresentaram resultados positivos principalmente contra nematóide do cisto da soja e contra mosca das frutas.

Estes trabalhos foram publicados pela Universidade Federal de Viçosa através Laboratório de pesquisas naturais LPPN com os pesquisadores Gulab Jhan e Augusto César.

A pasta resultante da prensagem das sementes de nim vem se mostrando um adubo orgânico promissor, desde que misturado a outras fontes mais solúveis de nitrogênio. Essa ressalva é válida porque, sendo antimicrobial, a torta de nim reduz a população de bactérias nitrificadoras (que captam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para a planta): apenas cerca de 56% do nitrogênio livre é processado pelos microorganismos do solo, após a colocação da pasta de nim.


Por retardar o processo que disponibiliza o nitrogênio no solo, o uso da pasta de nim está sendo recomendado para ser misturada com fontes de nitrogênio altamente solúveis, como os fertilizantes sintéticos utilizados na agricultura convencional, diminuindo as perdas de nitrogênio pelo ar ou pelo escorrimento juntamente com as águas no interior ou na superfície dos solos.

Entretanto, o uso desse material na agricultura orgânica, que se vale de adubos orgânicos pouco solúveis não é recomendado, visto que o mesmo retarda o processo de disponibilização de nitrogênio que já ocorre de forma equilibrada e numa velocidade menor que em sistemas convencionais.

O neem é comumente conhecido por seu poder de repelência de insetos, podemos ainda citar seu poder acaricida, bactericida e fungicida.

A principal substância ativa do Nim(neem) é a Azadirachtina, sendo que outros triterpenóides, geduninas, nimbin, liminóides entre outras substâncias, agem conjuntamente aumentando a ação inseticida dos extratos. A média é de 46,7% de óleo e 3,6 miligramas de azadiractina por grama de semente.

Controle Hormonal: Devido a semelhança da Azadirachta com o hormônio da ecdise (processo que permite o inseto trocar o exoesqueleto e assim poder crescer), perturba essa transformação, e em altas concentrações pode impedí-lo, causando a morte do inseto.

Ao contrário dos inseticidas químicos, atua no sistema hormonal do inseto, sobre o sistema nervoso ou digestivo.

Na presença do extrato do Neem, o inseto deixa de se alimentar, é repelido ou acaba morrendo por problemas que ocorrerão na metamorfose da larva e pupa.

Efeito da Azadiractina em diferentes estágios de desenvolvimento do inseto: Diminui o ganho de peso, atrasa ou interrompe a muda (ecdise) levando à morte; Larva adulta demora para amadurecer, fêmeas que conseguem amadurecer e por ovos apresentam baixa viabilidade de descendência; Deformação da pupa depois da eclosão, morte na eclosão, redução de ovo posição, machos impotentes, levando a morte.

Ou seja, os produtos de Nim (neem) não provocam a morte imediata do inseto, mas a interrupção do seu crescimento e conseqüente diminuição da população da praga, se enquadrando perfeitamente no conceito de Controle Biológico. POR ISSO É INDICADO PARA O COMBATE DE PRAGAS EM AGRICULTURAS ORGÂNICAS.

TORTA DE NEEM: é um produto proveniente do bagaço restante no esmagamento das sementes para abtenção do Óleo de Neem. Após a colheita dos frutos eles são despoupados e as sementes são secas a sombra, depois são prenssadas a frio para extrair o óleo a sobra desse processo é um bagaço que ainda possui muito do principio ativo do Neem (Azadiractina), após seco e muido o resultado é a TORTA.

Usada na proporção de 0,5% misturado ao sal que é dado diariamente para o gado é possivel um controle sobre as infestações de vermes internos, carrapatos, mosca-do-chifre e berne.

Com esse pó podemos usar de maneira eficiente para:
Uso Agrícola: Os derivados do Nim (neem) podem ser aplicados diretamente sobre todo tipo de plantas (folhosas, ornamentais, legumes, ervas aromáticas, árvores frutíferas, flores, grãos, etc.).

Os mecanismos de ação do Nim (neem) se diferenciam de acordo, principalmente com o organismo a ser combatido.

De modo geral, os princípios ativos do Nim (neem) atuam das seguintes formas: - Ação repelente; - Inibição da alimentação; - Inibição da fecundidade (até a esterilização) - Inibição do crescimento Bloqueio da metamorfose Interrupção do ciclo biológico; - O princípio ativo dos inseticidas a base de Nim (neem ou Azadiractina) quando aplicado sobre a planta é absorvido e distribuído de maneira sistêmica. Desta forma, no momento em que o inseto entra em contato com o Nim (neem), absorve também o mesmo.

Como a ação do Nim (neem) sobre os insetos não é arrasadora, os resultados demoram alguns dias para serem percebidos, mas a inibição da alimentação, principalmente em lagartas, é imediato.

A avaliação do tratamento a base de Nim (neem) deverá ser feita entre 7 e 10 dias após a aplicação, pois a ação é relativamente lenta. Sempre deve ser levado em conta que o número de insetos mortos não é necessariamente um critério de avaliação.

Dependendo do grau de infestação e da população de pragas, uma aplicação do FORTNEEM por geração de insetos é suficiente, fazendo-se necessário aplicações sucessivas em caso de infestações permanentes, com intervalos, entre as mesmas, de 5 a 10 dias.

Os defensivos a base de Nim (neem) são inócuos à maioria dos insetos benéficos e podem ser combinados com o uso desses insetos no conceito de proteção à planta. No caso específico das abelhas melíferas, o Nim (neem) não oferece nenhum perigo, assim como a minhocas, passarinhos, cachorros, gatos e até mesmo pessoas.

As propriedades naturais do Nim (neem) não causam qualquer reação tóxica. Uma característica particular do Nim (neem), é que muitos insetos não se alimentam de plantas pulverizadas com seus derivados, mesmo que a opção seja morrer de fome.

Os derivados do Nim (neem) protegem as plantas de uma grande variedade de fungos. Testes realizados provaram que os melhores resultados foram obtidos quando estes produtos foram aplicados de maneira preventiva.

O Nim (neem) pode ser utilizado, também, no armazenamento de alimentos combatendo, com eficácia, gorgulhos e vários tipos de infestações.

Uso Animal O Nim (neem) atua com eficácia no combate à mosca do chifre, sarna, bernes e carrapatos, nos bovinos.

O Nim (neem) corta o ciclo da mosca do chifre, evitando sua reprodução.

A aplicação do OFFNEEM, que possui em sua composição 85% de óleo de neem (média de 2700ppm), mais 15% de emusionante, pode ser misturado com 4 litros de óleo vegetal ou mineral e aplicando  diretamente no pelo dos animais como POUR-ON, combate o carrapato com eficiência e segurança.

Em aviários, os derivados do Nim (neem) agem eficazmente no combate ao cascudinho de aviário e piolhos.

A grande vantagem desses produtos é que podem ser aplicados mesmo com os galpões povoados, pois não oferecem nenhum risco às aves.

A utilização de derivados do Nim (neem) no tratamento aos animais domésticos está se difundindo rapidamente, pois sua toxidade é nula.

Carrapatos, piolhos, sarnas e ácaros são combatidos com facilidade em cães e gatos, sendo recomendada a aplicação de FORTNEEM logo após o banho, diretamente sobre a pele do animal, deixando-o secar. A pulverização do FORTNEEM junto ao local, onde os cachorros ou gatos costumam dormir, manterá afastados os insetos.

Marcos Castilho
Responsável Técnico
(17) 99175 7629 Claro
(17) 99738 5502 Vivo
Skype: marcosjc1964

Um comentário:

  1. Olá.
    Eu vivo em Portugal e ando desesperada à procura de sementes de Neem. Sabe onde poderei arranjar? Já encontrei empresas aí no Brasil que vendem.mas só em grandes quantidades e isso eu não posso pagar.
    Desde já o meu obrigada

    ResponderExcluir